Se fosse necessário separar o joio do trigo, quais seriam – no geral – os melhores exercícios para ganhar massa muscular ? Enquanto a lista não é nenhuma novidade, muitas pessoas desperdiçam oportunidades para crescer ao excluir certos exercícios de suas rotinas por pensarem serem dispensáveis, quando na verdade deveriam ser a base de qualquer treino sensato. Veja a lista a seguir, e tenha certeza de estar usando todas as ferramentas possíveis para acelerar os seus ganhos dentro da academia.
Melhores exercícios para ganhar massa muscular
1 – Levantamento terra
“Porque o levantamento terra está em primeiro na lista ? Não deveria ser o agachamento.” Ambos são igualmente poderosos no quesito hipertrofia, contudo, se existem poucas pessoas que fazem agachamento, menos ainda fazem o levantamento terra.
O terra é um dos exercícios mais pesados que existem, e não é a toa que a maioria das pessoas encontram meios para fugir ou largar de vez deste exercício. Porém, quando estamos falando de ganho geral de massa muscular, este movimento é um melhores e qualquer pessoa, sem lesões e aptas, deveriam estar fazendo.
2 – Agachamento livre
Sem surpresas aqui. O agachamento livre é o principal exercício para as pernas e que também usa mais da metade de todos os músculos do corpo para executar o movimento corretamente. Em suma, quanto mais músculos sendo recrutados, mais hipertrofia, mais calorias sendo queimadas e mais hormônios anabólicos sendo liberados.
(esses dois ai você deve conhecer)
E quando falamos em agachamento livre, estamos falando em colocar uma barra com anilhas nas costas e agachar, sem ser no smith, hack ou qualquer coisa do gênero.
3 – Supino reto
O principal exercício para a parte superior frontal do corpo. Trabalha todas as áreas do peitoral, ombros e tríceps. E assim como no caso do agachamento, estamos falando do supino reto usando uma barra livre, e não suas variações em máquinas articuladas ou no smith.
4 – Barra fixa
Os dorsais são relativamente grandes, e nenhum exercício atinge esta região como a barra fixa. Este movimento é também o principal responsável por gerar o tão buscado aspecto de “costas largas”.
Devido a dificuldade, este exercício também é evitado por muitos, que geralmente optam pela puxada no pulley. Mas, não. A puxada no pulley não substitui e não oferece os mesmos benefícios que a boa e velha barra fixa, onde não há polias e existe apenas você elevando o corpo inteiro contra a gravidade.
5 – Paralelas
Paralelas é um dos principais exercícios para o tríceps, atingindo todas as cabeças deste músculo. E devido a sua natureza multi-articular, ele também pode contribuir de forma significativa no aumento de força no supino.
6 – Remada curvada
Antes de existir todas estas máquinas de remada que quase fazem força por você, a remada curvada era uma das poucas opções para exercícios de puxada. Desde Arnold até Phil Heath, este exercício é o feijão com arroz em qualquer treino de costas, e deve ser considerado mais importante do que qualquer aparelho articulado ou usando polias no quesito ganho de força e massa muscular.
7 – Desenvolvimento
Desenvolvimento com barra, halteres, sentado ou em pé, é o principal movimento que podemos fazer para atingir os ombros. Além de ser vital para gerar equilíbrio muscular e evitar lesões, o desenvolvimento é outro exercício que também pode aumentar a sua força no supino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário