Treino para os homens.

Treinar não é fazer o que você quer ou gosta.


Planejar um treino com antecedência ? Frescura. Pedir auxílio e opiniões de outras pessoas ? Coisa de frango. Estes são apenas alguns traços de personalidade de pessoas que não costumam seguir um plano de treino e se você se identifica com isto, provavelmente está prejudicando os seus resultados dentro da academia.

Basta entrar em qualquer academia do mundo e você verá caras, dia após dia, fazendo sempre os mesmos exercícios e somente o que eles gostam ou que inflam seus egos. “Preciso começar o treino com bíceps pra parecer que meus braços são maiores o treino inteiro”.
Amigo, você está gastando cerca de R$1000 por ano com a mensalidade da academia, então eu presumo que você quer ficar maior. Mas se você realmente quer alcançar o seu potencial e ter um corpo de verdade, você precisa começar a treinar de uma maneira inteligente. E não, dar mais atenção ao bíceps e treinar pernas uma vez por mês não é uma “maneira inteligente”.

E você quer saber ? Eu nem vou bater na tecla de que você precisa fazer agachamento, terra, compostos, bla, bla, bla… Só vou dizer uma coisa, um cara que faz rosca direta com 20kg de cada lado, mas usa uma carga semelhante no supino e no agachamento, é simplesmente ridículo.
Ter pernas gigantes ou costas bem trabalhadas podem não ser suas prioridades imediatas, mas ainda sim você precisa criar equilíbrio e harmonia se quer ter um físico decente. E o que deixa o seu físico decente, nem sempre é o que você gosta de fazer ou acha ser bom.
Você pode pensar que ter braços gigantes vai fazer você ficar legal, mas sem ombros e costas, braços grandes vão fazer você parecer estranho e assimétrico.
Na verdade, ombros e costas maiores é que vão fazer você ficar imponente. E se você só treina para ficar bem para as mulheres, de nada adianta ter 40cm de braços se ao tirar a roupa, a sua bunda é igual a de um idoso.
Além disso, se você sempre faz as mesmas coisas dentro da academia, em algum momento, você vai parar de progredir. Mesmo tendo boa genética.
A solução é planejar um treino que trabalhe o corpo inteiro, você gostando ou não. Mas quando dizemos “corpo inteiro”, não estamos dizendo treinar o corpo inteiro da mesma forma. Treinar alguns músculos exigem mais do corpo e da recuperação do que outros.

Aqui vai uma divisão de treino decente que permite que o corpo inteiro seja treinado e permitindo a recuperação necessária:
Dia 1 – Costas
Dia 2 – Peito e ombro
Dia 3 – Descanso
Dia 4 – Tríceps e bíceps
Dia 5 – Pernas
Dia 6 – Peito e costas
Dia 7 – Descanso
Esta divisão é ótima para qualquer pessoa que já vem treinando há algum tempo. Ela permite que o corpo inteiro seja treinado, tem as pausas necessárias para a recuperação, e ainda maximiza o desenvolvimento das áreas que fazem você ficar “imponente”. Claro, existem centenas abordagens que também funcionariam, mas este é um ótimo ponto de partida para quem estava treinando usando apenas os exercícios que gostava, desconsiderando as necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário